Nas últimas décadas têm surgido diversos conceitos, inúmeras teorias e muitas ressignificações para descrever os mais diferentes tipos e estilos de liderança. Aquela tipificação básica do líder em autoritário, democrático e liberal, passou a dividir espaço com o líder servidor, o inspirador, o empreendedor, o carismático, o visionário, além de muitos outros que já foram conceituados, ou ainda serão.

Contudo, talvez aquele que atualmente esteja na vanguarda deste século é o chamado líder coach.

Os conceitos de liderança seguramente têm acompanhado a evolução da nossa sociedade, a globalização e os conflitos entre gerações. Até a década de 1980, o acesso ao conhecimento era relativamente restrito, o ensino não era universalizado e os sistemas tecnológicos e de comunicações estavam apenas nos primeiros passos.

Até aquele período, as pessoas alcançavam postos de liderança nas organizações respaldadas pelo seu estoque de conhecimento e por suas habilidades técnicas. A ascensão profissional também dependia do “tempo de casa”, pois as promoções eram muito vinculadas aos anos de trabalho dedicados à organização.

Nos dias atuais, as inovações tecnológicas e nas comunicações são tamanhas, que o acesso ao conhecimento é praticamente irrestrito. O ensino está universalizado e qualquer pessoa pode cursar uma graduação. A ascensão profissional continua a levar em conta o conhecimento, mas outros critérios passaram a ter grande relevância nos processos de decisão, tais como pró-atividade, criatividade, relacionamento interpessoal, inteligência emocional, dentre muitos outros.

E é justamente neste contexto que a figura do líder coach se apresenta. Quem não gostaria de ter (ser) um líder capaz de implantar ações para desenvolver equipes, convergindo e agregando diferenças culturais, sociais e de gerações, para o obter o máximo desempenho dos colaboradores em um ambiente positivo e inspirador?

A liderança é um tema fascinante, desperta o interesse de muita gente e escrever sobre isso pode ser relativamente fácil. Colocar em prática tudo aquilo que os grandes autores pregam em seus best-sellers é o grande desafio.

Vamos praticar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *