Quase tudo que existe possui um prazo de validade. Alguns bens de consumo são mais perecíveis que outros, como alimentos resfriados, frutas e legumes. Outros produtos, no entanto, possuem um prazo de validade maior, podendo chegar a 1 ou 2 anos, conforme o tipo de embalagem e o modo de conservação.

Na nossa vida, a situação é parecida. Além das questões fisiológicas que determinam o nosso ‘prazo de validade’, traduzido pela expectativa de vida, no aspecto profissional este prazo é indeterminado, mas podemos identificar alguns sintomas para diagnosticar a sua proximidade.

Neste contexto, é oportuno diferenciar o encerramento da carreira e o encerramento do ciclo profissional em determinada organização. No primeiro caso, o profissional normalmente passa a dedicar-se a projetos pessoais pós-aposentadoria, abrindo mão de vínculos e compromissos formais. Já na segunda situação, o profissional está em plena atividade mas não se sente realizado naquilo que faz.

Não é uma tarefa fácil identificar os sintomas de que o nosso prazo de validade está terminando. Em geral, somos consumidos pela rotina diária e dedicamos pouco ou nenhum tempo para pensar a nossa carreira e planejar o nosso futuro. Para clarear nossas conclusões, vamos seguir alguns procedimentos de verificação.

1) Segunda-feira é o pior dia da semana: se já no Domingo você começa a reclamar que no dia seguinte tem que trabalhar, estamos diante de um sinal de que as coisas não andam nada bem. Ou você não gosta do que faz, ou não faz o que gosta.

2) São apenas 14h e você não para de contar os minutos para chegar as 18h: outro sinal de insatisfação aguda. É claro que um dia ou outro, todos temos momentos em que não nos sentimos bem no ambiente de trabalho, o tempo demora muito a passar e estamos loucos para ir embora mais cedo. Mas se esta situação for frequente, está na hora de repensar.

3) O trabalho não é motivador e nem desafiador: esta percepção normalmente ocorre quando estamos há algum tempo na mesma função e já dominamos o processo de trabalho. Ligamos o piloto automático e não nos damos conta de que podemos fazer muitas outras coisas na organização, como revisar, melhorar e implantar novos processos. Em momentos como estes, é comum que nossos gestores concluam que estamos “acomodados”. O pior é quando eles chegam a esta conclusão antes de nós.

No próximo artigo vamos abordar mais procedimentos de verificação e, na sequência, será disponibilizado um teste para checagem do nosso prazo de validade.

Somos pessoas e obviamente não temos uma data exata como nos produtos. O que temos são um conjunto de fatos, situações, interpretações e percepções que podem nos ajudar a repensar nossa vida profissional, de modo a sermos mais felizes e realizados no ambiente de trabalho, saindo do piloto automático e conduzindo nossa própria carreira.

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