Se você pesquisar no Google o termo “como pedir um aumento”, a busca retornará mais de 10 mil resultados.

As dicas mais comuns incluem analisar o momento da empresa e do mercado, ter um valor em mente e conhecer o funcionamento da organização, se existe plano de cargos e salários, ou se é necessário ser promovido para ganhar um aumento.

Contudo, há um ponto chave que é pouco explorado: estabelecer a melhor estratégia em tempos de crise. Essa estratégia passa por valorizar o seu passe e demonstrar aos seus superiores o quanto você tem agregado de valor à empresa e o quanto você merece se efetivamente valorizado.

É claro que questões particulares estão de fora desta abordagem. Há pessoas que precisam ganhar mais e há pessoas que merecem ganhar mais. Para seguir em diante a aumentar suas chances de sucesso, é imperioso que você esteja no segundo grupo.

Em tempos de crise, mais do que nunca, antes de sair abordando seu chefe, pense sobre o quanto que você realmente está contribuindo para a organização. Esta contribuição pode ser via redução de custos, aumento de receita, ou mesmo melhoria nos processos.

Evite comparações que diminuam os seus pares, como as do tipo: “o fulano sempre faz coisas erradas, eu sempre tenho que corrigir o trabalho dele e nós ganhamos a mesma coisa”. Procure opções do tipo: “no último ano o meu trabalho evitou grandes prejuízos”, ou “eu tenho a carteira de clientes mais rentável da empresa, é o suficiente para eu ganhar mais? Que outras coisas poderia fazer?”

Se você não consegue fazer uma conta e quantificar a sua contribuição, cuidado! Está na hora de contribuir mais com a empresa antes de pedir alguma coisa.

Agora, se você consegue quantificar o seu trabalho e identificar sua contribuição para o negócios, pode seguir em frente que há grandes chances de obter uma resposta positiva, independente de qualquer crise.

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