Em 2003 chegou ao Brasil, um livro escrito pelos autores James Citrin e Richard Smith, chamado As Cinco Atitudes para uma Carreira Espetacular. Trata-se de um estudo detalhado sobre como famosos executivos chegaram e se mantiveram no topo.

A pesquisa foi realizada pela Spencer Stuart, uma das mais famosas consultorias em recursos humanos da época e, felizmente, eu tive contato com este livro logo que foi lançado, pois atualmente é difícil encontrá-lo no mercado e não tenho notícias sobre reedições.

Atitude 1: Compreender o seu valor. Saber identificar o seu valor no mercado é o primeiro passo para construir uma carreira fora da curva, principalmente confrontando o potencial com a experiência.

Atitude 2: Praticar a liderança carismática. A prioridade número 1 de líderes carismáticos é o sucesso de sua equipe. Estes líderes (independente de exercerem função gerencial), conseguem atrair profissionais de alta performance e grande lealdade.

Atitude 3: Vencer o paradoxo da permissão. Um eterno dilema é que não se consegue trabalho sem ter experiência e não se adquire experiência sem ter um trabalho. Uma das inúmeras técnicas para vencer este paradoxo é se colocar à prova e buscar desafios dentro da própria organização, realizando atividades e projetos que possuem grande importância, mas atualmente não estão gerando resultados desejados.

Atitude 4: Conquistar um diferencial utilizando o princípio 80/20. Muitos já devem ter ouvido falar que 80% do resultado de uma empresa é gerado por 20% dos clientes. Na prática, os autores sugerem que o profissional dedique pelo menos 20% do seu tempo para buscar inovações no seu ambiente de trabalho, ou realizar ações que efetivamente gerem ganho adicional para as organizações.

Atitude 5: Encontrar o encaixe correto (pontos fortes, paixões e pessoas). Executivos extraordinariamente bem-sucedidos conduzem carreiras que alavancam suas paixões e pontos fortes muito acima da média dos demais profissionais. Eles realmente fazem o que gostam, potencializando seus pontos fortes e liberando suas paixões.

A publicação apresenta muitos estudos de caso e é uma leitura muito contemporânea, apesar de ter sido escrita há mais de 10 anos. Talvez não tenha sido reeditada em razão de algumas citações ao ex-ciclista Lance Armstrong, mas que em nada tiram a qualidade da obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *