No artigo anterior, abordamos algumas situações que podem indicar que está na hora de rever o sentido que está sendo dado à carreira profissional. Sintomas como pensar na segunda-feira como o pior dia da semana, contar os minutos para ir embora (mesmo quando o dia não chegou nem na metade) e não sentir-se desafiado e nem motivado no ambiente de trabalho, são os principais indícios de que pode ser o momento de procurar um novo desafio profissional.

É importante observar contudo, que nem sempre este novo desafio está fora da organização em que trabalhamos atualmente. Muitas vezes, uma troca de função, de gestor, ou mesmo de localidade, pode fazer toda a diferença e dar início a um novo ciclo, com muito mais desafios e disposição.

Justamente neste ponto, cabe chamar a atenção para um aspecto pouco explorado. O ambiente é fator determinante para aumentar ou reduzir o nosso prazo de validade profissional.

Assim como alguns produtos necessitam de refrigeração, outros de calor e outros de temperatura ambiente, nós também precisamos de um ambiente que nos proporcione desafios constantes para seguirmos “pilhados” em nosso trabalho.

É evidente que cada profissional sente-se desafiado por diferentes motivos e situações. Para alguns, a energia brota em um ambiente mais competitivo, para outros, o ambiente colaborativo e cooperativo é que faz a roda girar.

Independente das preferências, também é primordial estar atento às mudanças da organização ao longo do tempo. Muitas vezes o mundo muda, a empresa muda, mas nós insistimos em não mudar. Neste momento, muitos profissionais sentem-se traídos pela empresa, quando na verdade não observaram o movimento do mundo ao seu redor e permanecem presos aos conceitos do passado.

Para ajudar neste processo de auto-conhecimento sobre o nosso prazo de validade profissional, há um teste bem simples, mas muito esclarecedor. Envie uma mensagem privada ou informe seu e-mail para receber a planilha (arquivo no formato Excel). Dentro de alguns dias eu responderei com o anexo.