Recentemente li um belo artigo que apresentava inúmeras razões para se investir dinheiro, dedicação e muito tempo, na elaboração de um plano de negócios, que deveria ser capaz de prever situações e resultados em diferentes cenários.

O artigo apontava estatísticas supostamente válidas, relatando que as empresas que elaboraram planos de negócios possuem muito mais chances de sobrevida ao primeiro ano, do que aquelas que não seguiram a cartilha acadêmica. Além disso, quanto mais tempo dedicado ao plano, mais duradouro seria o negócio.

O que nós, economistas, administradores e profissionais do mercado precisamos aceitar e entender, é que por melhor que seja o plano de negócios, por mais tempo que o empreendedor se dedique a ele e por mais qualificado que sejam os seus autores, não será possível ter certeza nenhuma de que o investimento no negócio será bem sucedido.

E mais. O fato de, supostamente, as empresas “planejadas” sobreviverem por mais tempo, não necessariamente tem a ver com a qualidade do plano de negócios, mas sim com o fato de o empreendedor ter a consciência de que os resultados demoram a aparecer e os investimentos possuem um certo prazo de retorno.

Enquanto o empreendedor nato desiste logo no início, o empreendedor planejado resiste por mais tempo, com a esperança de reverter os seus resultados negativos, uma vez que eles já estavam previstos.

O fundamental, antes de se pensar em qualquer plano de negócios, é ter uma boa ideia, que seja economicamente ou socialmente viável, capaz de gerar receitas e resultados, ou de ser financiada por algum patrocinador.

Há inúmeros exemplos de empresas e produtos que surgiram a partir de uma boa ideia e que os seus empreendedores realizaram excelentes planos de negócios. Assim como também existem incontáveis casos de empresas bem sucedidas, que só passaram a dedicar tempo e dinheiro ao planejamento quando já estavam consolidadas no mercado.

Muitas boas ideias morrem por falta de planejamento e qualidade na execução, isso é fato. Mas também é fato, que ideias ruins não prosperam, independente de ser elaborado o melhor plano de negócios do mundo. Se assim fosse, hoje nós estaríamos bebendo a New Coke.

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