Este erro pode estar matando o seu perfil no LinkedIn

Errar é Humano. Repetir o erro é insano.

Todo mundo já leu ou ouviu essa frase, ou pelo menos uma variação dela.

Mas apesar disso a gente parece não cansar de repetir os mesmos erros em sequência.

Talvez você saiba, talvez não, mas existe um erro que pode simplesmente acabar com o seu perfil no LinkedIn. Mesmo que você seja superqualificado, tenha uma vasta experiência e conquistou resultados excepcionais por onde passou, esse erro é capaz de jogar tudo isso no lixo e fazer com que o seu perfil seja simplesmente descartado por muitos recrutadores.

Eu estou me referindo à sua FOTO no perfil.

Isso mesmo!

A sua foto é o seu cartão de visitas e é a primeira coisa que os recrutadores observam na busca por candidatos.

Não publicar a sua foto é um grande erro. Publicar uma foto inadequada, pode ser um erro ainda maior.

No mundo ideal, as aparências não valem nada. Somos avaliados pelo nosso caráter, realizações, conhecimento e os critérios de seleção são norteados apenas pelas nossas competências.

Mas no mundo real, infelizmente as aparências valem muito. Diz o ditado que

“À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta”.

E isso se aplica à toda a nossa Sociedade e também ao mundo corporativo e empresarial.

Quando vamos a um estabelecimento qualquer, além da limpeza e conservação do ambiente, a apresentação pessoal dos funcionários conta muito em nossos critérios de decisão.

E esse mesmo princípio vale para os processos seletivos que iniciam pela internet, sobretudo no LinkedIn. É preciso considerar que algumas vagas recebem centenas de candidaturas e a foto do candidato é a primeira coisa que o recrutador vai ver.

ANTES DE CONTINUAR, UMA COISA IMPORTANTE:

No LinkedIn há usuários que buscam recolocação profissional e há usuários que buscam audiência, seguidores, etc.
As dicas a seguir foram pensadas exclusivamente para os usuários que buscam recolocação profissional.

Quando o usuário não publica sua foto, o perfil fica incompleto e, dependendo das configurações de visualização ou pesquisa que o recrutador fizer, é possível que seu perfil fique entre os últimos da lista, mesmo que você seja superqualificado.

No entanto, a escolha de uma foto inadequada pode ter efeitos ainda piores.

Eu realizei uma enquete com 11 headhunters perguntando quais os tipos mais inadequados de fotos de candidatos?

O resultado não chegou a surpreender. Conheça a lista:

1) Balada
O que acontece na balada, fica na balada. Inclusive suas fotos!
Se você procura oportunidades de promoter, produtor de eventos, ou quer atuar no segmento de entretenimento noturno, pode até fazer sentido usar uma foto de você na balada. Fora isso, não há vantagens em publicar uma foto desse tipo.

2) Formatura
Parabéns pela sua graduação! A foto da sua colação de grau comprova que você tem formação superior, no entanto não fala nada sobre a sua experiência. Então se você é um profissional que já tem experiência no mercado de trabalho, mesmo que seja recém-formado, abandone essa foto imediatamente.

3) Dentro do carro
Seja no banco do condutor, ou do carona, a foto dentro do carro é uma das preferidas dos usuários, mas detestada por muitos recrutadores.
A menos que você seja candidato a motorista, ou que a vaga exija ter carro próprio, evite usar esse tipo de foto. Ela simplesmente não agrega nada para você.

4) Família
Mesmo que você goste de levar os filhos para o trabalho e sua família seja a coisa mais importante do mundo, nunca esqueça que o perfil é individual. Fotos com a família são úteis para oportunidades de trabalho em que a questão familiar seja relevante no processo de seleção, como por exemplo igrejas, congregações, ou ocupações relacionadas. Para as ocupações comuns, dedique um espaço na sua apresentação para expressar seus sentimentos em relação à sua família, mas procure estar sozinho na sua foto de apresentação.

E quais as dicas para ter uma foto que desperte interesse no recrutador e transmita credibilidade do candidato?

Não existe regra para isso e o gosto é particular de cada um.

Mas o que sempre vai funcionar é adequar à sua foto ao que você estiver procurando.

Reserve um tempo para produzir uma foto bacana, vista-se e se apresente como se você estivesse indo para o seu primeiro dia de trabalho. Cuide da sua aparência, da barba, do cabelo, da maquiagem e das suas roupas. Outro tipo de foto que funciona é aquela em que você está em ação no trabalho, pois transmite credibilidade e dá a sensação do “saber fazer”.

E é isso.

Esse tema é polêmico e mexe com nossos valores. Que bom se fôssemos avaliados apenas por nossas competências e nosso caráter. Mas enquanto isso não muda, a gente precisa se adaptar e fazer a nossa parte. Podemos e devemos cuidar da nossa imagem, mas podemos aproveitar para nos policiar e observar se também não estamos praticando aquilo que condenamos.

Se você gostou, deixa um comentário que a sua opinião é importante para mim. Aproveita para curtir e compartilhar: esse texto pode ser útil para alguém que você conhece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na lista vip